Spotify aumenta preço dos Planos Família

O Spotify vai aumentar o preço dos Planos Família, que permitem a utilização de até seis pessoas em simultâneo, de 10,99 euros para 11,99 euros em Portugal, a partir do fim do mês de Abril. Num email enviado aos subscritores destes planos, a empresa menciona que vai oferecer um mês extra, por isso o aumento só se vai reflectir no pagamento de Junho.

Este aumento vai ser aplicado na maioria dos mercados em que o Spotify está presente, no entanto, o aumento não será igual em todos. Por exemplo no Reino Unido, o Plano Família passará de 14,99 libras para 16,99 libras. Nos Estados Unidos, o aumento será de 1 dólar, de 14,99 para 15,99.

A empresa não justificou o aumento, mas disse que: “ocasionalmente actualizamos os nossos preços para reflectir factores macroeconómicos e responder às necessidades do mercado para oferecer um serviço sem paralelo.”

No entanto, os “factores macroeconómicos” podem ter a ver com facto de os concorrentes estarem a pagar para garantir exclusivos de mais editoras e artistas. No início de Abril, a Apple revelou que paga um centavo aos detentores dos direitos de autor por cada tema que é ouvido no serviço, o que, segundo o The Wall Street Journal, corresponde ao dobro do que o Spotify paga habitualmente,

No que respeita ao Spotify, os resultados da empresa não têm sido muito famosos, nos últimos cinco trimestres a empresa tem tido resultados negativos, apesar de a quantidade de subscritores ter aumentado. No quarto trimestre de 2020, o Spotify chegou aos 155 milhões de subscritores pagantes, no trimestre anterior tinha 144 milhões.

Write a Comment